A atribuição do primeiro Foral de Castelo Branco foi comemorada pela Outrem – Associação de Defesa do Ambiente e Património, nos dias 4 e 5 de outubro, junto à Ermida de Nossa Senhora de Mércoles, com várias recriações medievais.
A celebração visou também homenagear o Mestre Templário Pedro Alvito, que concedeu o foral em 1214 à então Vila Franca da Cardosa, origem da atual cidade.
As atividades incluíram uma ceia medieval, com a degustação de pratos da época e sobremesas de influência árabe pelo chef Cristiano Louro. A animação foi assegurada pelo grupo Trotto Saltarelo e o ator Marlon Fortes, que interpretou Pedro Alvito.
Figura em honra da qual foi realizada uma eucaristia, seguida de torneios medievais incluindo, pela primeira vez em Castelo Branco, um torneio a cavalo.
O evento contou ainda com a participação dos grupos Espadas de Santa Maria da Feira, Hoste de São Mamede, e Espadas de Santa Maria do Castelo, com demonstrações de combate medieval.
A atividade, que destacou a importância do legado templário na história da cidade, foi realizada com o apoio do município, junta de freguesia e outras entidades.