A programação começa logo no primeiro dia do mês, na Moagem, com a primeira longa-metragem de ficção de Paulo Abreu, “Ubu” é baseado numa peça teatral escrita no século XIX por Alfred Jarry.
Dia 8, ainda na Moagem, numa homenagem a Luís Miguel Cintra, “o nosso maior ator de teatro e de cinema, encenador e fundador do teatro Cornucópia, intelectual e figura decisiva da nossa cultura desde o seu aparecimento pelos inícios dos anos setenta.” Refere o Cine Clube Gardunha a propósito desta homenagem com a passagem do filme “Verdade ou Consequência?” que contará com a presença da realizadora.
Dia 19 de outubro haverá sessão dupla de cinema.
A primeira, às 17h 30m, no Pavilhão Multiusos do Fundão, em parceria com o Festival Amália Rodrigues, “Diva – Simplesmente uma homenagem” é um documentário-homenagem realizado, em 2007, por Manuel Mozos que estará presente.
Às 21h num regresso à freguesia dos Enxames, da qual o Cine Clube Gardunha aproveitou o nome para “uma pequena brincadeira que nos permite recuperar um belo filme dos últimos anos: 20 000 Espécies De Abelhas.”
A 29, o mês de outubro encerra com o ciclo Filmes rurais americanos na livraria Livros Tintos, com o filme “My Kingdom for…” um drama realizado por Budd Boetticher. Produzido em meados dos anos oitenta na quinta do próprio, com a família e amigos.