A Padaria Dias, na Covilhã, foi a grande vencedora da primeira edição do concurso “O Melhor Pão de Portugal”, arrecadando três medalhas de ouro nas categorias de pão de sementes, pão de centeio e pão inovação. O evento decorreu no Museu do Pão, em Seia, e reuniu dezenas de padarias de norte a sul do país.
Organizado pela ACIP – Associação do Comércio e da Indústria de Panificação, Pastelaria e Similares, em parceria com o Museu do Pão, o concurso teve como objetivo valorizar a qualidade e diversidade do pão português.
A competição foi realizada em prova cega, com avaliação a cargo de um júri composto por 27 profissionais do setor, presidido pelo chef Hélio Loureiro. Os critérios de avaliação incluíram sabor, textura, aroma e apresentação.
Para Michael Fonseca, Padeiro Chef do Museu do Pão e membro do júri, “este concurso é uma celebração da arte e da paixão pela panificação.”
Além da Padaria Dias, foram também distinguidas a Rústica Bakery and Brunch, de Viseu, com o melhor pão de trigo, e a Pastelaria Moinho Novo, de Tentúgal, vencedora na categoria broa. Ainda assim, foi a padaria da Covilhã que brilhou com maior expressão, ao conquistar o maior número de medalhas de ouro da competição.