Chama-se HY-FIT: Exercício na Hipertensão, e é focado na prescrição individualizada de exercício físico para o controlo da hipertensão arterial. O programa foi apresentado no passado dia 10 de julho, no Departamento de Ciências do Desporto da Universidade da Beira Interior, e vai ser implementado, a partir de setembro, numa parceria entre aquele Departamento e a equipa da Consulta Aberta de Hipertensão da ULS Cova da Beira.
Na sessão foi destacada a relevância do HY-FIT enquanto complemento terapêutico não farmacológico para a hipertensão, bem como apresentados os procedimentos metodológicos associados ao programa. Durante o encontro, os utentes, futuros participantes na intervenção, preencheram também um conjunto de dados fundamentais para permitir um acompanhamento personalizado ao longo da intervenção prática.
O HY-FIT pretende sensibilizar para a importância da prescrição rigorosa e individualizada de exercício físico, baseada nas mais recentes evidências científicas, como forma eficaz de reduzir e controlar os níveis de pressão arterial. A pertinência desta iniciativa ganha especial relevo quando olhamos para os dados de 2020, em que o concelho da Covilhã apresentava uma prevalência de hipertensão de 56%, superior à média nacional (45%). Entre os principais fatores de risco identificados na região destacam-se o excesso de peso e o sedentarismo.
A 1ª edição do programa HY-FIT conta com 20 participantes e terá início na segunda quinzena de setembro com duas sessões semanais a decorrer nas instalações desportivas do Departamento de Ciências do Desporto. As sessões de treino serão supervisionadas por uma equipa composta por alunos e investigadores do departamento.
O HY-FIT é promovido pelo Departamento de Ciências do Desporto da UBI, em colaboração com a equipa da Consulta Aberta de Hipertensão da ULS da Cova da Beira, integrando assim uma equipa multidisciplinar de docentes e profissionais de saúde.