Fundão, Covilhã, Belmonte e Castelo Branco vão estar, até domingo, em risco muito elevado de incêndio, devido às temperaturas elevadas que se fazem sentir no fim-de-semana da Páscoa.
De acordo com o Instituto do Mar e da Atmosfera (IPMA), até à próxima terça-feira, 11 de abril, a temperatura máxima vai sofrer uma subida gradual, com valores acima da média para esta época do ano, podendo mesmo chegar perto dos 30 graus em regiões várias regiões do país, como é o caso distrito de Castelo Branco.
Perante este cenário, o IPMA lançou o alerta de perigo de incêndio rural para 30 concelhos do país, “não só pela temperatura a que vamos chegar, mas também pelo facto de termos tido dois meses secos, de fevereiro e de março”, avança o instituto.
Assim, o distrito de Castelo Branco faz parte daqueles que, até domingo, vai ter sete concelhos em risco elevado e muito elevado de incêndio. Fundão, Covilhã, Belmonte e Castelo Branco vão estar em risco muito elevado de incêndio, assim como Proença-a-Nova, Sertã, Vila de Rei e Vila Velha de Rodão. Os restantes vão estar em risco elevado.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) recomenda por isso comportamentos e atitudes adequadas à situação de perigo de incêndio rural e recorda a proibição de:
– Fazer queima de amontoados e queimada extensiva sem autorização;
– Usar fogo para confecionar alimentos em espaço rural;
– Fumigar ou desinfestar em apiários;
– Lançar balões de mecha acesa e foguetes;
– Usar motorroçadoras, corta-matos e destroçadores.