O destacamento territorial de Idanha-a-Nova da GNR juntou cerca de uma centena de participantes portugueses e espanhóis, num convívio de cicloturismo que decorreu no passado dia 4 de outubro. Além da confraternização, a atividade determinou o pódio vencedor, liderado pelo guarda-principal Roberto Barata.
Num percurso de 65 quilómetros, cerca de cem membros das forças de segurança de Portugal e Espanha, com destaque para a Guarda Civil espanhola, percorreram as estradas do concelho de Idanha-a-Nova.
De acordo com a autarquia, o dia foi marcado por “muita animação”, promovendo a prática de desporto e a confraternização entre participantes, terminando com a vitória de Roberto Barata, guarda-principal, na classificação geral.
Os resultados ditaram ainda o segundo lugar da prova para o sargento da Guarda Civil espanhola, Sergio Martín Gil e o cabo Nuno Raposo na terceira posição. Foram também atribuídos o quarto e quinto lugares à agente da PSP Ana Caramelo, que participou recentemente no Campeonato do Mundo de Estrada e ao cabo Helder Roque, respetivamente.
Destaque para o prémio de ciclismo em bicicleta reclinada, atribuído a Jorge Garcia, um ciclista que já arrecadou vários títulos ao longo da sua carreira, de que é exemplo o primeiro lugar no campeonato europeu em 2055 e o segundo lugar no campeonato do mundo em 2009.
O evento teve organização da GNR de Idanha, com apoio do município, das uniões e juntas de freguesias por onde o percurso passou, assim como da Associação de Cicloturismo de Idanha-a-Nova.