“Boidobra, os factos e acontecimentos esquecidos”. É este o título da mais recente obra da autoria de Paulo Jerónimo e que vai ser publicamente apresentada no próximo mês de Maio durante as comemorações do 30º aniversário de elevação à categoria de vila.
Em comunicado a junta de freguesia sublinha que “este livro pretende divulgar os factos e acontecimentos, alguns já esquecidos da vila da Boidobra, trazendo à luz do dia através da escrita, a memória e os feitos da freguesia vividos por elementos da comunidade” e que resultam de um trabalho de pesquisa do autor “ajudando a um conhecimento mais profundo duma freguesia possuidora de identidade própria e detentora de um património histórico e cultural interessante”.
Neste trabalho de divulgação, não são esquecidas algumas estruturas desaparecidas como o forno da confraria do santíssimo ou os acontecimentos marcantes das associações como é o caso da geminação entre a freguesia da Boidobra e Duppigheim – França, da inauguração das sedes do CCD Estrela do Zêzere e do rancho folclórico, a construção do centro interpretativo de artes tradicionais ou ainda a criação do agrupamento 1222 do corpo nacional de escutas.
O trabalho tem prefácio de Elisa Pinheiro, antiga directora do museu de lanifícios da universidade da Beira Interior, e já está disponível para pré venda nas instalações da junta de freguesia da Boidobra por um valor de 15 euros.