O grupo parlamentar do PCP na Assembleia da República apresentou duas propostas de alteração ao orçamento de estado para 2025, numa altura em que o documento está a ser discutido na especialidade. O arranque, no próximo ano, do projecto hidroagrícola “Gardunha Sul” e a requalificação do IC 8 são intervenções que o PCP quer ver contempladas no documento.
Em relação ao projecto de alargamento do regadio a sul da Gardunha, abrangendo os concelhos do Fundão, Castelo Branco e Penamacor vai permitir infraestruturar cerca de 7500 hectares de terrenos “divididos em quatro blocos beneficiando áreas onde actualmente já é feita agricultura de regadio de forma deficitária”.
O PCP acrescenta que a anulação da candidatura para a construção do bloco da Marateca veio atrasar um projecto “que não pode continuar a ser adiado, sendo necessário vontade política local, regional e nacional para adoptar as questões técnicas e financeiras necessárias para a sua concretização, garantindo o desenvolvimento social e da atividade produtiva da região”.
Já em relação ao IC 8, o grupo parlamentar considera que “é uma via importante para a deslocação das populações e onde é intenso o tráfego de veículos pesados de mercadorias”, acrescentando que a zona do Pinhal “tem uma rede viária que, pelos seus traçados e estado de conservação, acentua o isolamento e não constitui uma verdadeira alternativa”.
Por isso o PCP exige a introdução de verbas no orçamento para “responder às deficiências que estão identificadas, nomeadamente a ausência ou exiguidade das faixas de aceleração/desaceleração nas entradas/saídas e também de falta de sinalização que são responsáveis pela sinistralidade rodoviária” que se verifica naquela via.