O grupo parlamentar do PCP na Assembleia da República apresentou um projeto de voto de saudação ao “Jornal do Fundão”. O semanário está a comemorar 80 anos de vida.
De acordo com o PCP, “fundado em 1946, em plena ditadura fascista, o «Jornal do Fundão» afirmou-se desde cedo como um espaço de informação rigorosa, de reflexão crítica e de profunda ligação ao território e às suas populações. Num tempo marcado pela censura, pela repressão política e pela marginalização persistente do interior do país, o jornal soube manter uma linha editorial exigente, atenta às realidades locais e aberta às causas da liberdade, da cultura e do progresso social”.
Ao longo de oito décadas, o semanário “desempenhou uma função insubstituível de serviço público, dando voz às populações da Cova da Beira e da Beira Interior, acompanhando os seus problemas concretos, as suas lutas, aspirações e projetos de desenvolvimento”.
No plano cultural e literário teve igualmente “um papel único, especialmente através de colaborações de uma extraordinária plêiade de poetas, escritores e outros intelectuais, como José Saramago, Miguel Torga, Alves Redol, Eugénio de Andrade, Fernando Namora, Vergílio Ferreira, Natália Correia, José Cardoso Pires, Ruy Belo, António Gedeão, José Régio ou Herberto Helder” entre muitos outros.
Num contexto atual “marcado pela concentração dos meios de comunicação social, pela fragilização da imprensa regional e pela desvalorização persistente do interior, o papel do «Jornal do Fundão» assume renovada importância. A defesa de um jornalismo regional independente, plural e comprometido com o desenvolvimento humano, social e económico dos territórios é condição essencial para uma democracia mais próxima, mais informada e mais participada”.
Neste voto de saudação, o PCP reconhece o percurso efetuado pelo semanário e expressa “votos de continuidade de um projeto editorial que honra a região e o país, mantendo viva a exigência de informar, esclarecer e intervir ao serviço das populações e do desenvolvimento regional”.













