A concelhia da Covilhã do PCP vem, em comunicado, exigir à câmara municipal que “seja compensada pelos transtornos de que está a ser vítima” a propósito da implementação do plano de mobilidade naquele concelho.
Neste comunicado, o PCP recorda que sempre se manifestou contra o contrato de concessão dos transportes públicos da Covilhã “que é um mau negócio para o concelho” e a passagem do tempo “veio confirmar a razão do que foi afirmado; o preço dos bilhetes aumentou, renovar ou adquirir o passe custa mais cinco euros e os utentes levam horas em filas para conseguirem arranjar o novo passe”. Para além disso “os horários dos circuitos de autocarros são ainda mais desadequados que anteriormente e muitos percursos foram suprimidos”.
Após várias iniciativas de denuncia da situação “a câmara municipal veio publicamente sacudir responsabilidades, mas não explica porque é que depois de tanto tempo para preparar a transição com a mesma empresa se tenha arrastado para esta enorme confusão prejudicando os utentes”, considerando que a autarquia e o PS “são os principais responsáveis” porque “foram os promotores da concessão privada dos transportes e que a negociaram”.
A concelhia da Covilhã acrescenta que “na transição para novos passes, se deveria ter decidido a entrega gratuita a quem possuía os anteriores, que já custaram mais de dois euros” e para além de exigir à autarquia que “a população utente dos transportes públicos seja compensada pelos transtornos de que está a ser vítima” garante que vai desenvolver “diversas iniciativas com o intuito elevar a qualidade dos serviços de transporte e a mobilidade no concelho”.