De 19 a 21 de maio decorre a campanha anual da Erupacolon Portugal para apoiar os doentes com cancro digestivo, a doença que mata mais de 10 mil portugueses por ano. Trata-se de um peditório nacional que vai passar por vários concelhos do distrito de Castelo Branco, entre eles Covilhã, Belmonte e Penamacor.
Os cancros digestivos, nomeadamente o do intestino, estômago, pâncreas, fígado e esófago, “matam 24 portugueses por dia e atualmente contam-se mais de 80 mil doentes ativos”, divulga em comunicado a Europacolon Portugal – Associação de Apoio ao Doente com Cancro Digestivo.
Para apoiar estes doentes oncológicos a associação lança um peditório anual que percorre o país de norte a sul. No distrito de Castelo Branco, a campanha passa por Covilhã, Belmonte, Penamacor, mas também Oleiros, Vila Velha de Ródão e Vila de Rei.
Nas ruas vão estar voluntários da Europacolon Portugal, devidamente identificados e com uma caixa-mealheiro onde é possível deixar um donativo.
De acordo com a associação “os donativos permitem dar continuidade aos serviços prestados, como sejam a Linha de Apoio, as consultas de Psicologia e Nutrição, o Apoio Domiciliário, 2ª Opinião Médica ou Ações de rastreio e sensibilização”.
A campanha de angariação, que este ano tem como embaixador o apresentador de televisão Fernando Mendes, serve ainda para relembrar a necessidade “premente da implementação de um rastreio de base populacional”, uma vez que “o número de doentes continua a aumentar e o apoio nos hospitais é insuficiente”, alerta a direção da Europacolon Portugal.