A quarta edição do PenamaContos, iniciativa que leva sessões de contos aos lares de Penamacor, trouxe uma novidade que promete perpetuar a tradição oral do concelho. Este ano o evento contou com um projeto de recolha de literatura oral tradicional, que vai culminar na publicação de um livro com contos, romances, anedotas e outras manifestações da cultura oral local.
Coordenado por Paulo Correia e com a recolha a cargo de Gorete Brito, o projeto percorreu várias freguesias e instituições do concelho, onde foram realizados diversos serões de contos e anedotas, e ainda uma oficina de adufe e canto.
Ao longo da iniciativa do município, foram recolhidas histórias e narrativas que refletem a sabedoria popular, num esforço que visa não apenas perpetuar a oralidade, mas também divulgá-la, posteriormente, numa publicação.
A primeira sessão de contos e anedotas do PenamaContos, dinamizada por anciões do concelho, foi realizada no âmbito da Feira do Livro de Meimoa, seguindo-se duas outras sessões junto das crianças do Instituto Pina Ferraz e em Aranhas, dinamizadas por Mariana Machado.
Também a oficina de adufe e canto, que se realizou nas instalações da Junta de Freguesia de Penamacor, voltou a animar as crianças numa sessão que contou com Rosa Gonçalves, contadora que também levou contos à Residencial Sénior PóvoaSol, aos Lares Quinta Nossa Senhora do Incenso e UCCI Lar D. Bárbara Tavares da Silva e a Aldeia de João Pires.