A partir desta segunda-feira, 12 de agosto, e até quinta, 15, a vila de Penamacor volta a receber o “PenamaContos”. O evento que leva sessões de contos aos lares e freguesias do concelho, este ano sob o mote “Dar contos de cor e salteado”. A 4ª edição traz uma novidade: um projeto de recolha de leitura oral tradicional.
Está de regresso à vila penamacorense, mais uma edição do “PenamaContos”. Este ano o objetivo é realçar a importância da memória e da oralidade na construção cultural e humana de uma comunidade.
Daí que a 4ª edição da iniciativa traga também o projeto de recolha de literatura oral, que posteriormente resultará na edição de um livro, nutrindo a “esperança” de que se continuem a “contar de cor e salteado” os contos, romances e anedotas tradicionais.
O “PenamaContos” arranca na segunda-feira, às 14h00, na Casa do Povo de Penamacor, seguindo para o Instituto Social Pina Ferraz, às 17h00, e depois na antiga escola primária de Meimoa, às 21h00, com um serão de contos com anciãos do concelho.
No dia seguinte, há sessões em Penamacor (15h30) e em Aranhas (21h00). Já na quarta-feira, o “PenamaContos” viaja pelo Vale da Srª da Póvoa (15h30) e pela Aldeia de João Pires (21h00). Na quinta-feira, feriado nacional, a iniciativa continua no Lar Quinta Nossa Senhora do Incenso (15h30) e encerra com uma sessão no Lar Residencial Dona Bárbara Tavares Silva às 17h00.