O município de Penamacor assinala os 50 anos do 25 de abril com iniciativas institucionais e culturais por todo o concelho. Além da habitual arruada, seguida de sessão solene, no dia 25, estão ainda previstas caminhadas, concertos, uma exposição e uma conversa sobre o pré e o pós-revolução.
As celebrações arrancam na noite de 24 de abril, às 22h00, com o concerto “Vozes de Abril, 50 anos depois” no largo do município, onde às 00h00 se vai assistir a um espetáculo piromusical.
Já no dia 25 de abril, a arruada pela Banda Filarmónica de Aldeia de João Pires, às 10h00, dá o pontapé de saída para a comemoração dos 50 anos de revolução.
A sessão solene nos Paços do Concelho decorre às 10h30, depois do hastear da bandeira, e é seguido de um momento de leitura de poesia de intervenção por alunos do agrupamento de escolas Ribeiro Sanches.
Na parte da tarde, às 15h00, é inaugurada no museu municipal de Penamacor a exposição “50 anos de abril: em cada rosto igualdade” e às 15h45, o auditório da Escola de Música recebe Fernando Florêncio para falar do “Colonialismo e pós-colonialismo”.
Os 50 anos do 25 de abril também passam pelas freguesias do concelho. Em Meimão é promovida uma “Caminhada pela liberdade” às 9h00, e em Meimoa a atividade “Caminhar e pedalar pela Liberdade”. Naquela aldeia também decorre uma arruada, às 11h30, e um concerto pela Banda Filarmónica Cortense às 15h30.
Já no Vale da Senhora da Póvoa, as comemorações contemplam um momento com o coro da Academia Sénior de Penamacor, às 18h30, e uma noite de fados a partir das 21h30.
As comemorações do 50º aniversário de abril no município de Penamacor vão continuar até dezembro, com um conjunto de atividades e eventos culturais e artísticos que envolvem diversas gerações da comunidade local.