Está apresentado o novo letivo da Academia Sénior de Penamacor. O projecto é dinamizado pela ADRACES, que envolve diversas parcerias com entidades e instituições locais, entre elas o município de Penamacor.
A Casa do Povo de Penamacor, na passada quarta-feira, 11 de outubro, foi o local escolhido para a apresentação do novo ano letivo da Academia Sénior daquele concelho. No ano que se inicia, a academia conta com 112 alunos e 18 professores que, em regime de voluntariado, lecionam 19 disciplinas, entre as quais duas são novidade, refere uma nota enviada aos órgãos de comunicação social pelo município.
A estas juntam-se as atividades promovidas pela RUTIS (Associação Rede de Universidades da Terceira Idade), como, encontros nacionais de universidades e academias seniores, concursos nacionais de cultura geral, festivais de coros universitários seniores, entre outras.
A cerimónia de abertura contou com a presença de Teresa Magalhães, diretora técnica da Adraces, Ilídia Cruchinho, vice-presidente da Câmara Municipal de Penamacor, Valéria Gonçalves, presidente da Assembleia Municipal de Penamacor, e António Gil, presidente da Junta de Freguesia de Penamacor, “que garantiram o apoio necessário a este projeto através das instituições que representam”, adianta a CMP.
A Academia Sénior tem como propósito fomentar o convívio, o voluntariado, a participação cívica, a interajuda, a solidariedade, a cidadania e o apoio social entre os seniores e a restante comunidade, de modo a oferecer aos alunos uma resposta social organizada e adaptada às suas idades, para que possam viver de acordo com a sua personalidade e a sua relação social, evitando o isolamento, a automarginalizarão e a imobilidade física, psíquica e afetiva, que atinge as pessoas mais idosas, levando estas a uma participação mais ativa na vida social e cultural da comunidade