A Guarda Nacional Republicana (GNR), na passada quarta-feira, 17 de abril, deteve um homem de 64 anos por incêndio florestal, no concelho de Penamacor.
Foi no decorrer de uma ação de patrulhamento, no âmbito da Campanha Floresta Segura de 2024, que os militares da Guarda receberam um alerta de incêndio, pelo que se deslocaram para o local e apuraram que teve origem de forma negligente.
No âmbito das diligências policiais, a GNR verificou que o suspeito procedia a uma queima não autorizada em propriedade agrícola, que se descontrolou, provocando um incêndio que consumiu a vegetação circundante.
De acordo com a GNR, no seguimento da ação, o autor da queima foi identificado e constituído arguido e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial do Fundão.
Esta ação contou com o reforço da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS) e com o apoio dos Bombeiros Voluntários de Penamacor e de Idanha-a-Nova.
A GNR sublinha que a proteção de pessoas e bens, no âmbito dos incêndios rurais, continua a assumir-se como uma das suas prioridades, sustentada numa atuação preventiva e num esforço de patrulhamento nas áreas florestais.