A oitava edição do Encontro de Cantares ao Menino decorre no sábado, dia 14 de dezembro, no Convento de Santo António, em Penamacor. Este ano, a iniciativa, que tem arranque marcado para as 16:30, conta com a atuação de quatro grupos.
Os Grupos Folclórico e Etnográfico de Alfarelos, o Típico “O Cancioneiro de Castelo Branco”, o Modas Antigas (Beira Baixa) e o Rancho Folclórico de Penamacor anima, este ano, mais uma edição, a oitava, do Encontro de Cantares ao Menino, que se realiza no Convento de Santo António, em Penamacor.
De acordo com o município penamacorense, os Cantares ao Menino ou também designados de Cantares do Ciclo Natalício são quadros do ponto de vista etnomusicológico pouco estudados. No entanto, sabe-se que para as comunidades do século XX eram importantes, pois era através dos cânticos que se expressavam a sua devoção à religião cristã.
Este ciclo inicia-se com a recolha do Madeiro e termina em janeiro. São cânticos que estão associados a quatro momentos diferentes: a recolha do Madeiro; o acender do mesmo e a Missa do Galo, com os cânticos ao Menino Jesus; o Dia de Reis, com os Cantares dos Reis; e o Cântico das Janeiras, durante todo o mês de janeiro, onde os grupos de pessoas pediam aquilo que as famílias podiam dar.
É aos ranchos folclóricos que cabe a recolha e preservação dos cânticos deste quadro e a sua divulgação, para que não se esqueça ou se perca a memória de um povo.
O encontro está inserido na programação do Penamacor Vila Madeiro, cujo programa completo pode ser consultado em www.vilamadeiro.pt