O município de Penamacor está inserido no projeto IBERUS SmartCDT (Comunidade Digital Transfronteiriça), liderado pelo Governo Regional de Castela e Leão e que junta mais oito autarquias. Financiado pelo FEDER, o programa pretende aprofundar uma rede de colaboração entre administrações locais dos dois lados da fronteira para a transformação digital dos municípios.
A apresentação do projeto teve lugar esta terça-feira, 21 de novembro, na cidade espanhola Valladolid. O IBERUS SmartCDT visa aumentar a qualidade dos serviços públicos oferecidos pelas administrações participantes, aplicando a Internet das Coisas (IoT), melhorar a formação de competências digitais dos cidadãos e promover a modernização das próprias entidades envolvidas, através da utilização da tecnologia.
Com um orçamento de quatro milhões de euros financiado a 75% pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), prevê-se que o projeto esteja concluído em 2026.
IBERUS SmartCDT faz parte do maior programa de cooperação transfronteiriça da União Europeia, contemplando não só o município de Penamacor, mas também os municípios de Almeida, Sabugal e Figueira de Castelo Rodrigo, do lado português; as delegações de Salamanca e Valladolid e a Câmara Municipal de Ponferrada, do lado espanhol; para além da Direção-Geral de Telecomunicações e Administração Digital.