O município de Penamacor, em conjunto com a associação A Música Portuguesa a Gostar dela Própria, a Academia de Música e Dança do Fundão e outras associações locais, vai começar a desenvolver oficinas de construção de instrumentos tradicionais relacionados com o território raiano. A primeira sessão decorre este domingo, 25 de fevereiro.
As oficinas surgem no âmbito do projeto “Uma Cura na Raia” e são ministradas por formadores específicos em Penamacor. O adufe, a gaita e o pífaro são os instrumentos que vão ser construídos ao longo destas oficinas, com vista a reconverter os ciclos de perda de memória coletiva de construção e práticas daqueles símbolos de identidade cultural.
A primeira sessão está agendada para este domingo, 25 de fevereiro, das 9h às 18h30 na Casa do Castelo. As próximas vão decorrer na segunda e terça-feira, 26 e 27 de fevereiro, das 18h às 20h, no mesmo local.
A participação é gratuita e aberta a comunidade, sendo que as inscrições devem ser feitas através do número de telefone 277 394 106 ou do email museu.municipal@cm-penamacor.pt.