“Coroada com êxito”. É assim que a autarquia penamacorense faz um balanço da primeira oficina de construção de instrumentos musicais tradicionais, que decorreu naquela vila entre os dias 25 e 27 de fevereiro, e foi dedicada ao adufe.
De acordo com o município de Penamacor, em comunicado, formadores e participantes da primeira oficina inserida no projeto “Uma Cura na Raia”, elogiaram a iniciativa e mostraram “vontade de regressar para as próximas edições”, que prevê a construção de adufe em ambiente de animação, pífaro e gaita.
O ateliê de construção decorreu sob a orientação de António Supico e Liliana Abreu, tendo sido um processo que demorou 15 horas e em que cada participante teve a oportunidade de fabricar os seus próprios adufes.
O desenho, o tratamento da madeira, a costura das peles e a colocação de apetrechos e outros elementos foram os vários passos do procedimento.
As oficinas de construção são abertas à comunidade e têm inscrições limitadas. A atividade resulta de uma parceira entre a Câmara Municipal de Penamacor, a associação A Música Portuguesa a Gostar dela Própria, a Academia de Música e Dança do Fundão e outras associações culturais do concelho.