A Casa do Castelo, situada no Cimo de Vila, em Penamacor, recebe duas oficinas de Construção de Instrumentos Musicais Tradicionais, a primeira no dia 2 de fevereiro, entre as 10:00h e as 17:30h, e a segunda no dia 3 de fevereiro, entre as 18:00h e as 20:00h.
De acordo com a câmara municipal penamacorense, as duas oficinas de construção de instrumentos musicais tradicionais, que decorrem nos dias 2 e 3 de fevereiro, resultam de uma parceria entre o Município de Penamacor, o projeto A Música Portuguesa a Gostar dela Própria, a Academia de Música e Dança do Fundão – Polo de Penamacor e demais associações culturais do concelho.
“Pretende-se, com esta iniciativa, desenvolver e recriar a construção de instrumentos tradicionais relacionada com o território da raia de Penamacor – o adufe, a gaita (palheta) e o pífaro –, reconvertendo os ciclos de perda de memória coletiva do modo de construção e de práticas destes símbolos de identidade cultural”, refere a edilidade.
Ministradas por formadores especializados, as oficinas surgem no âmbito de uma candidatura à DGArtes do projeto “Uma Cura na Raia”, sendo que a participação é gratuita e aberta à comunidade.
As inscrições podem ser efetuadas através do número de telefone 277 394 106 ou através do email museu.municipal@cm-penamacor.pt.