Esta segunda-feira, 21 de Abril, é feriado municipal em Penamacor. As atenções viram-se para ao recinto de Nossa Senhora do Incenso onde decorre a habitual romaria. A missa e a procissão são dois dos momentos altos do evento que congrega muitas famílias de Penamacor.
A segunda-feira de Páscoa marca anualmente no calendário o feriado municipal no concelho de Penamacor, em homenagem à Nossa Senhora do Incenso. A santa padroeira é celebrada com a habitual romaria, no recinto da capela que lhe é dedicada, a cerca de três quilómetros da vila.
A primeira referência a Nossa Senhora do Incenso é feita por Frei Agostinho Santa Maria, numa espécie de enciclopédia dos santuários marianos em 1707. A sua denominação remonta ao tempo que um bispo vinha celebrar uma missa na Capela de, na altura, Nossa Senhora do Prado, onde, reza a lenda, faltou o incenso. Foi então enviada uma pessoa à vila de Penamacor, que tardaria a chegar, mas no entretanto, repararam que, afinal, já havia incenso. O episódio foi considerado um milagre e foi por isso que a antiga Nossa Senhora do Prado viria a tornar-se Nossa Senhora do Incenso.
Esta segunda-feira, a festa inicia-se às 9h00 , hora em que são abertas as portas da capela, com recitação do terço a partir das 11h30. Às 12:00h realiza-se a Eucaristia solene, em honra de Nossa Senhora do Incenso, presidida pelo Bispo da Guarda, José Miguel.