A Associação Cultural e Recreativa de Peraboa realiza, no próximo dia 19 de janeiro, domingo, a Festa de São Sebastião, onde se inclui o Cortejo dos Ramos, naquela aldeia do concelho da Covilhã.
O certame vem resgatar tradições que fazem parte da identidade local, como o “Ramo dos Enchidos”, desparecido há cerca de um século. A prática, ligada ao culto a São Sebastião, incluía a oferta de enchidos pela população como forma de proteção contra pestes que atingiam os animais e, consequentemente, a base alimentar das famílias.
Este ano, foram preparadas mais de 250 peças de enchidos para compor os ramos.
Pedro Silveira, estudioso do culto a São Sebastião, lembra que este foi promovido pelo Rei D. Sebastião no século XVI, em resposta às pestes que assolavam o Reino de Portugal. Em Peraboa, a devoção levou à construção de uma Capela dedicada ao santo no século XVII, localizada junto à entrada da aldeia e que também servia como hospital de campanha. Embora a capela e as celebrações tenham desaparecido há cerca de dois séculos, a associação cultural e recreativa daquela freguesia decidiu recuperar a tradição.
O presidente da coletividade, explica que este desafio foi lançado à associação na festa do Espírito Santo, “com o objetivo de revitalizar esta tradição tão importante”. Gilberto Garcia mostra-se satisfeito com a “adesão da comunidade” e acredita que a coletividade começa o ano “com um programa de atividades muito forte”.