O Instituto Português do Mar e da Atmosfera, este domingo, 15 de setembro de 2024, coloca nove dos 11 concelhos do distrito de Castelo Branco em risco máximo de incêndio rural. A nível nacional, são mais de 90 concelhos que se encontram neste nível de alerta do IPMA.
Penamacor e Idanha a Nova são os dois territórios do distrito de Castelo Branco que este domimgo não estão em perigo máximo de incêndio rural, ainda assim o IPMA coloca est dois concelhos em perigo muito elavado de incêndio.
Para além de Castelo Banco, também em risco máximo de incêndio rural estão concelhos nos distritos da Guarda, Braga, Bragança, Coimbra, Leiria, Porto, Santarém, Vila Real e Viseu.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) e o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) alertam que com estas condições climatéricas, nestas zonas, há restrições ao uso de máquinas agrícolas e alfaias.
O IPMA continua a prever calor e vento até, pelo menos, à próxima quarta-feira, por isso, o risco máximo de incêndio deve manter-se.
Em comunicado de vários ministérios, é anunciado que o Governo declara Situação de Alerta para todo o território do continente a partir das 13:00 de hoje e até às 23:59 de terça-feira com medidas excecionais devido ao agravamento do perigo de incêndios rurais.