A junta de freguesia de Pêro Viseu (Fundão) viu aprovada, esta semana, a sua candidatura ao financiamento do Fundo Ambiental para equipamento e operacionalização do balcão Espaço Energia. Do montante elegível de 62.570,20€, foram aprovados 50.000€, anuncia aquela autarquia.
Em comunicado, o presidente da junta de Pêro Viseu classifica este como “um momento histórico para a freguesia e mais um serviço de excelência e proximidade proporcionado pela junta de freguesia, que permitirá que Pêro Viseu seja estruturalmente mais autónoma e capaz, sustentável, inovadora e com os olhos postos no futuro”,
O financiamento obtido permite também, à junta, adquirir uma viatura elétrica e instalar um posto de carregamento elétrico na aldeia.
A candidatura foi operacionalizada pela ADENE – Agência para a Energia, no âmbito do projeto piloto do Ministério do Ambiente e Energia para a criação de 50 balcões Espaço Energia em todo o país.
Pêro Viseu foi uma das 50 localizações aprovadas – “uma das primeiras freguesias do país e a primeira do distrito a ter o espaço energia em funcionamento”, frisa a autarquia.
No balcão do Espaço Energia, o cidadão vai ter acesso a informação e apoio personalizado na adoção de medidas de poupança, que se refletem na fatura de energia, e também na melhoria do conforto das habitações, como, por exemplo, no conforto térmico com a redução de situações extremas de exposição ao frio ou ao calor.