A competição realizou-se no concelho da Covilhã (Ribeira da Caia – Paúl), envolvendo mais quatro sectores, em municípios vizinhos de Manteigas e Guarda (Rio Zêzere), Gouveia (Vale do Rossim), e Vila Nova de Poiares (Rio Alva). Participaram onze seleções.
A equipa nacional lusa, constituída por cinco pescadores, dois dos quais da Associação Paúl Cultural e Desportivo (André Gomes, vice-campeão nacional, e João Mota, este a convite do selecionador nacional da FPPD), classificou-se em sexto lugar, colectivamente.
A prova foi ganha pela França. Nos restantes lugares do pódio, ficaram Espanha(2º) e Finlândia (3º). Individualmente, o Europeu foi ganho pelo francês Lionel Fournier. Vincent Mathieu (belga) e Daniel Martin (espanhol), ficaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente.
Quanto às classificações dos portugueses, o melhor foi Sérgio Silva (5º). Manuel Pedroso ficou em 18º, enquanto, João Mota, Manuel Cunha e André Gomes, ficaram, em 32º, 35º e 41º, por esta ordem. Estiveram presentes cerca de 60 atletas.
O Campeonato Europeu de Pesca à Pluma foi organizado pela Federação Portuguesa de Pesca Desportiva, com apoio da Federação Internacional da modalidade, Município da Covilhã e Junta de Freguesia de Paúl (concelho da Covilhã).