O presidente da entidade regional de turismo do centro considera que é necessário criar um plano de mobilidade que permita à região incrementar o seu fluxo de procura turística. A afirmação feita por Raul Almeida na sexta conferência “construir o turismo do futuro” que decorreu em Aveiro para preparar a estratégia “Turismo 2035”.
Em comunicado, Raul Almeida salienta a evolução do perfil turístico do país e da região, com um foco crescente nos destinos de interior e turismo de natureza. “Durante muito tempo, privilegiava-se o produto sol e mar. Hoje, promovem-se mais os destinos de interior, a natureza e o turismo cultural. Estamos a transformar a diversidade em oportunidade”.
Mas para levar os turistas a descobrirem o território, são necessárias melhores acessibilidades, afirma o presidente do “Turismo do Centro” é necessário “um plano de mobilidade, que permita direcionar os fluxos turísticos que chegam aos aeroportos de Lisboa e Porto para todo o país. Para isso é necessário reforçar o investimento na ferrovia, mas também na rodovia no âmbito da estratégia que está agora a ser desenhada”.
A estratégia “Turismo 2035”, que sucede à “Turismo 2027” pretende afirmar-se como um referencial estratégico actualizado “para enfrentar os desafios emergentes no sector do turismo, tanto a nível nacional como global”. Todos os parceiros públicos e privados, que pretendam ajudar a definir as prioridades para o turismo em Portugal podem submeter os seus contributos através da plataforma online “Participe na Construção do Turismo do Futuro”.