A Mistaker Maker | Plataforma de Intervenção Artística, sediada na Covilhã, mas com actuação a nível nacional, promove a partir de 27 de outubro uma série de atividades repartidas em vários formatos de sensibilização ambiental sobre a presença dos plásticos na Serra da Estrela.
Entre uma caminhada com recolha de lixo, uma exposição de três semanas, oficinas, formação, visitas guiadas e sessão de cinema para crianças, o projeto “Plasticus maritimus vs Plasticus serranitus”, dinamizada pela Mistaker Maker, plataforma artística sediada na Covilhã, destina-se a todas as idades e pretende, de forma lúdica e informativa, alertar para a presença desta espécie invasora nos vales, encostas e lagoas da nossa Serra da Estrela.
O programa alargado do “Plasticus maritimus vs Plasticus serranitus” parte do trabalho da bióloga e artista Ana Pêgo sobre a presença de plásticos no mar. A mentora do projeto estará na Covilhã para a exposição, uma oficina, uma ação de formação e para visitas guiadas.
Quem percorre a Serra da Estrela ao longo dos anos pelos seus vales, encostas e lagoas tem detectado a presença de uma espécie invasora algo semelhante à que a bióloga Ana Pêgo regista pelas praias. Feita esta constatação e sendo necessária a criação de um movimento, de uma campanha de sensibilização e
preservação naquela Serra, a plataforma desafiou a bióloga a vir a este território serrano conhecer esta outra espécie, o Plasticus serranitus, revela a Plataforma.
Promover a educação ambiental da sociedade civil; sensibilizar e consciencializar para um uso sensato dos plásticos; contribuir para a capacitação de professores e educadores, assim como promover a participação activa da comunidade local na preservação da Serra da Estrela são alguns dos objetivos do programa.
o Plasticus seeanitus tem como públicos alvo crianças / jovens, famílias, professores e educadores e especialistas e investigadores (biólogos, geólogos, gestores ambientais), mas também os amantes da natureza.
As atividades previstas estão inseridas ma Covilhã Creativa Week 2024 estando o inicio do programa prevista para 27 de outubro com uma caminhada e recolha de lixo. O ponto de encontro, desta primeira ação é na zona da Torre (Serra da Estrela), pelas 09h30h, do dia 27 de outubro de 2024. A iniciativa é aberta a toda a comunidade estando convidadas diversas entidades que atuam naquele território.
De acesso gratuito (mediante inscrição obrigatória até às 20h00 do dia 25 de outubro em:
https://bit.ly/plasticus_plogging) , está assegurado transporte de participantes (Covilhã-Torre-Covilhã) , com saída da Praça do Município da Covilhã, às 08h30.
A caminhada tem um circuito circular com dois quilómetros e nível de dificuldade baixo.
É aconselhável levar calçado apropriado a caminhada de montanha, luvas e roupa adequada às condições meteorológicas previstas para o dia, bem como água e reforço alimentar. No final será oferecido lanche a todos os participantes.
Esta actividade é organizada em parceria com o Movimento Estrela Viva