O auditório municipal da Covilhã recebe esta terça-feira, 13 de maio, às 18h00, uma conferência/debate sobre o papel da Linha da Beira Baixa na mobilidade sustentável e no futuro ferroviário da região. O evento resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal e o podcast “Sobre Carris”, dos jornalistas Carlos Cipriano, Diogo Ferreira Nunes e Ruben Martins, que será gravado neste dia, ao vivo.
“Linha da Beira Baixa nos carris de um futuro mais verde” é o mote da sessão que decorre esta terça-feira, a partir das 18h00, na Covilhã, aberta a toda a comunidade.
O encontro inclui uma conferência/debate moderada pelo jornalista Ruben Martins e conta com a participação de Hélio Fazendeiro, chefe do gabinete do presidente da Câmara da Covilhã; Susana Baptista, diretora de supervisão na Autoridade da Mobilidade e Transportes (AMT); e Filipe Santos, da Associação Move Beiras.
Em debate estarão temas como o papel da Linha da Beira Baixa na transição energética, a redefinição dos eixos de mobilidade e a importância da ligação com a Linha da Beira Alta. Em comunicado, a autarquia refere que será também abordada “a necessidade de um reforço de horários no eixo urbano Guarda-Covilhã-Fundão-Castelo Branco”.
Depois do debate, vai ser gravado ao vivo um novo episódio do “Sobre Carris”, um podcast do jornal Público que se dedica à análise do setor ferroviário em Portugal, cruzando a atualidade com reportagens, entrevistas e sugestões de viagens.
Com mais de 100 episódios publicados e uma média de 5 mil ouvintes, o podcast foi distinguido com o “Prémio Podes” na categoria “Jogos e Passatempos”.