O percurso das Sessões Literárias Alma Azul dedicadas à poesia inicia-se na Sertã no próximo dia 3, sexta-feira, às 19 horas, na biblioteca municipal Padre Manuel Antunes, com uma Conversa e Leituras de poemas de Natália Correia; numa parceria com a Comunidade de Leitores da Biblioteca.
No dia 14 de março é a vez da poesia e a vida de Eugénio de Andrade se revelar na biblioteca municipal de Portalegre; e também no dia 17, na biblioteca municipal José Saramago, em Odemira.
No dia 18, sábado, às 18 horas, uma sessão muito especial no Mosteiro de Odivelas, com a poesia de Eugénio de Andrade e Cantigas de Amigo, numa homenagem a D. Dinis, no programa “Fantasias d’El Rey”.
Antes, no dia 16 de março, quinta-feira, realiza-se a iniciativa mensal “Há Poesia no Jardim” que a Alma Azul coordena desde 2022, em parceria com a biblioteca municipal de Beja, e que terá como convidado o jornalista e poeta José Mário Silva que em 2002 participou na Residência Artística na Serra da Malcata, numa parceria entre a Alma Azul, o município de Penamacor e a Reserva Natural da Serra da Malcata.
A biblioteca municipal Eugénio de Andrade, no Fundão; acolhe duas sessões dedicadas à poesia do seu patrono no dia 21 de março, data que a UNESCO escolheu para celebrar a Poesia.
E no dia seguinte, a Alma Azul desenvolve três sessões literárias “Mário Cesariny – Entre Nós e as Palavras” na biblioteca municipal António Botto, em Abrantes; as primeiras sessões do ano dedicadas ao poeta que nasceu no dia 9 de agosto de 1923; e sobre o qual a Alma Azul tem, ao longo de décadas, dedicado muito do seu trabalho.
No dia 25, sábado, iniciam-se em Alcains, Vila sede do trabalho da Alma Azul; as atividades do Festival A Língua Toda 2023, com a distribuição de poemas do livro “As Mãos e os Frutos”, de Eugénio de Andrade, no Mercado semanal, entre as 9 e as 10 horas da manhã.
No dia seguinte, às 16 horas, Leitura Comunitária de 23 Poemas de Eugénio de Andrade na Casa do Arco do Bispo, na Praça Luís de Camões, em Castelo Branco.
E nos dias 27 e 28, o Festival A Língua Toda 2023 parte para a Biblioteca Municipal da Mealhada para a realização de mais uma Leitura Comunitária de poemas de Eugénio de Andrade; e de uma Viagem Literária à Mata Nacional do Bussaco.