O Papa procedeu esta terça-feira à nomeação de D. Pedro Fernandes como novo bispo da diocese de Portalegre-Castelo Branco. O religioso espiritano sucede a D. Antonino Dias que apresentou a renúncia por motivos de idade.
De acordo com a edição online do semanário “Reconquista”, o novo bispo tem 56 anos de idade e até agora presidia ao conselho de administração da associação de apoio social “Anima Una”, sediada em Braga. D. Pedro Fernandes foi ordenado sacerdote em Lisboa em 1996 e integrou nesse ano o primeiro grupo de espiritanos enviados para a missão em Moçambique, onde permaneceu até 2009.
Entre 2010 e 2018 foi superior da comunidade espiritana do Porto. De 2018 até 2024 foi superior da província portuguesa dos espiritanos e vice presidente da conferência dos institutos religiosos de Portugal.
A tomada de posse canónica de D. Pedro Fernandes está agendada para o próximo dia 16 de Novembro. Até lá, D. Antonino Dias continua a exercer funções como administrador apostólico da diocese de Portalegre-Castelo Branco.














