No centenário do nascimento de Eugénio de Andrade, a Câmara Municipal do Porto junta-se ao município do Fundão para homenagear o poeta fundanense, com a exposição “Eugénio de Andrade: A Arte dos Versos no Fundão”, com inauguração marcada para esta quinta-feira, 14 de setembro, na biblioteca municipal do Fundão.
Com curadoria de Jorge Sobrado e Rita Roque e colaboração especial de Arnaldo Saraiva, a mostra “Eugénio de Andrade: A Arte dos Versos” foi inaugurada na cidade “Invicta” em janeiro deste ano, tendo como ponto de partida o espólio do poeta, cedido em 2020 ao município do Porto.
Agora, todos os manuscritos, datiloscritos, cadernos, livros, fotografias e outros objetos artísticos e pessoais à guarda da biblioteca pública portuense, juntam-se a tantos outros do acervo do município do Fundão para uma segunda montagem da Arte dos Versos.
Organizada em treze núcleos, a exposição “proporciona uma aproximação e uma leitura sobre a obra e vida” do poeta nascido em Póvoa de Atalaia, explicam os curadores na sinopse.
Da infância e juventude, de encontros e correspondências artísticas, viagens, obras publicadas, assim como a relação de Eugénio com o Porto e o Fundão, incorporando novos elementos que o testemunham na sua terra natal.
“Eugénio de Andrade: A Arte dos Versos no Fundão” é inaugurada esta quinta-feira, 14 de setembro, às 18 horas, na Biblioteca municipal do Fundão.
A exposição está patente até dia 18 de novembro e pode ser visitada de terça a sexta-feira, das 9h30 às 18h00 e segunda-feira e sábado, das 14h00 às 18h00.