O Portugal Cheese Festival regressa à vila de Alcains, no concelho de Castelo Branco, entre os dias 9 e 11 de maio, para a sua terceira edição. Ao longo de três dias o queijo vai ser rei, num evento gratuito que une gastronomia, música, conferências e experiências para toda a família.
A antiga Escola EB 2/3 José Sanches acolhe mais uma edição deste festival que vai muito além da tradicional Feira do Queijo de Alcains. O evento assume-se como um espaço de celebração da qualidade e tradição queijeira da região, mas também como um fórum de debate sobre os desafios e o futuro da fileira do queijo.
A programação inclui conferências com 22 especialistas, showcookings com chefs de renome como José Júlio Vintém, Rafael e Fábio Bernardino, e a presença de 75 expositores, entre produtores de queijo, artesãos e representantes da gastronomia local. Haverá ainda um concurso de queijo, um espaço infantil, atuações musicais e atividades culturais diversificadas.
O festival arranca esta sexta-feira, dia 9, com a atuação da DESERTUNA e o concerto de Diogo Piçarra às 22h30. No sábado, o destaque vai para as conferências temáticas, a entrega dos prémios do Concurso de Queijos e o concerto dos Delfins à noite. No domingo, a festa continua com animações, showcookings e um espetáculo de encerramento com Jorge Guerreiro.