A Universidade da Beira Interior (UBI) foi agraciada pelo trabalho que desenvolveu, há mais de 30 anos, durante a construção do PO-SAT 1, o único satélite português a ser lançado para o espaço, revela a instituição.
Em comunicado, a UBI indica que o galardão foi entregue ao Reitor da UBI, Mário Raposo, na quarta-feira, pela principal referência do satélite, Fernando Carvalho Rodrigues, que, como coordenador do projeto, passou a ser designado de o “pai do satélite português”.
A homenagem à mais-valia científica da UBI na área espacial surge poucos meses depois de se terem assinalado as três décadas do lançamento do equipamento de telecomunicações para a órbitra terrestre, a 25 de setembro.
“A UBI era, na altura, uma instituição de ensino superior recente no panorama nacional, mas tinha já argumentos para ser convocada para aquele que foi um marco na história espacial portuguesa”, sublinha a Universidade da Beira Interior.
O projeto teve a participação do Departamento de Ciências Aeroespaciais da UBI e esteve relacionado com os estudos de cálculo de trajetórias de lançamento e órbitas do satélite. Contou com a valiosa participação de Vasili Sarychev, Pedro Paglione, José Pacheco de Carvalho e António Tomé.
Já no espaço, os dados emitidos pelo PoSAT-1 eram também enviados para a estação de rastreio da UBI, que permitiram aos investigadores da academia estudar os raios cósmicos e posicionamento do satélite, perante a visualização das estrelas. O satélite realizava órbitas terrestres de 95 minutos, um total de 14 por dia, depois de ter sido lançado no voo 59 do foguetão europeu Ariane 4, a partir do Centro Espacial de Kourou (Guiana Francesa).
O PoSAT-1 esteve operacional até 2006, ano em que se realizou a última comunicação com o Centro de Satélites de Sintra.