O posto de turismo da Covilhã foi apresentado esta sexta-feira, no Dia Mundial do Turismo, 27 de setembro, com uma nova imagem. A remodelação do espaço vem, de acordo com o município, consolidar o crescimento no número de visitantes, que em 2023 atingiu os 3 mil 500 turistas.
De acordo com o vereador municipal com o pelouro do turismo, desde a sua inauguração em 2015, o posto de turismo registou um aumento significativo de visitantes após a mudança de local para o centro da cidade, em 2019.
José Miguel Oliveira destaca que a mudança “foi uma aposta ganha”, uma vez que passaram de “800 para mais de 3 mil 500 turistas no ano passado”, sendo que este ano, a expetativa é “ultrapassar a barreira dos quatro mil”. O que, segundo o vereador, mostra que a Covilhã “está bem na trajetória” que foi delineada e na estratégia definida para aquele espaço.
Um espaço agora remodelado, num investimento a rondar os três mil euros, com base num conceito de sustentabilidade, já que “aquilo que as pessoas podem visitar é o nosso stand que levamos à FITUR, à BTL e à Feira de São Tiago, desmontando e bem enquadrado dentro do espaço hoje temos aqui e, claramente também alicerçado na campanha que lançamos há quase um ano «Covilhã tem tempo para ti»”.
Uma campanha que, de acordo com o vereador, desde o seu lançamento tem dado frutos, sobretudo no mercado espanhol. “Nos últimos dois anos, duplicámos o número de turistas espanhóis, passando de cerca de 300 para 700 visitantes por ano”, revelou o responsável.
O crescimento da atividade turística na Covilhã reflete-se também no aumento das dormidas, com 327 mil registos anuais em 2023. José Miguel Oliveira destacou a importância de continuar a trabalhar para o desenvolvimento sustentável do turismo na região, envolvendo todos os agentes económicos ligados à restauração, hotelaria e animação turística.
Daí que defenda a criação de um Conselho Municipal de Turismo, “ainda durante este último mandato”, que pretenda promover o diálogo e a colaboração entre os diferentes operadores turísticos. “Apesar de serem concorrentes, podem colaborar para termos cada vez melhor e mais turismo na nossa cidade”, afirmou.
A celebração do Dia Mundial do Turismo incluiu várias iniciativas ao longo do dia no posto turístico da cidade, com o objetivo de sensibilizar a população para a importância do turismo, não só no desenvolvimento económico, mas também como um setor promotor de paz e aproximação entre povos.