No âmbito do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior, a Pousada da Juventude de Castelo Branco vai disponibilizar, à semelhança de outras no país, um programa para alojar os estudantes universitários daquele concelho, a preços acessíveis.
A informação foi avançada esta quarta-feira pelo governo que, em comunicado, explica que o programa da Movijovem para alojar estudantes a preços acessíveis nas Pousadas de Juventude “vai aumentar em 9%” o número de quartos e camas disponíveis “no ano letivo que agora se inicia”.
A oferta está disponível em 19 unidades por todo o continente, incluindo na cidade de Castelo Branco, que na primeira fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior teve 702 colocados, e também na Guarda, com 572 novos estudantes.
Nestas pousadas, “o valor mensal dos quartos varia entre 200 e 300 euros por pessoa”, conforme a unidade e a tipologia, em quartos duplos ou múltiplos. A tarifa “inclui pequeno-almoço, internet, wi-fi, limpeza diária, troca de roupa de cama e atoalhados semanalmente”, para além da utilização da cozinha de alberguista.
Sobre os valores praticados pode incidir desconto do Cartão Jovem Europeu, ou seja, 10% em quarto duplo e 20% em quarto múltiplo. Os estudantes bolseiros podem ter um valor equivalente ao desconto de um mês para utilizar em vale de alojamento na rede de Pousadas de Juventude.