Há dois anos que a praia de Meimão, no concelho de Penamacor, não é qualificada como praia para banhos. Na última reunião pública do executivo, Filipe Batista, da bancada da oposição, quis saber os motivos desta perda.
“Até 2023 era considerada praia de banhos, deixou de o ser nesta portaria”, alegadamente por, até à data da publicação da portaria, não estar assegurada a assistência a banhistas.
“O que eu verifico é que nessa praia está apenas uma placa a informar piscina ou área sem vigilância. Eu questiono o porquê de nestes dois anos, uma vez que temos feito uma aposta no turismo, perdermos esta qualificação, tendo em conta que a maioria das praias do nosso distrito têm assistência a banhistas e, portanto, são qualificadas como praia de banhos.”
Em resposta ao vereador do movimento “Abraçar Penamacor”, António Beites garantiu que “parte deste ano ela vai estar com vigilância, essa foi a informação que nos deram, assim o espero, mas a dificuldade aqui foi a dificuldade de nadadores salvadores, também os não há no país, e este foi de facto, creio eu, o problema.”
Um problema que todos esperam ver ultrapassado para que no próximo ano a praia de Meimão conste da portaria que todos os anos é publicada sobre a presença ou não de vigilância nas praias do país.
No concelho de Penamacor a época balnear já começou em todos os espaços de lazer, no passado dia 1 de julho, e prolonga-se até 31 de agosto.