Ao usar este site, concorda com a Política de Privacidade e Termos e Condições.
Aceitar
Rádio Cova da BeiraRádio Cova da BeiraRádio Cova da Beira
  • Início
  • Política
    PolíticaMostrar mais
    Legislativas 2025: PAN quer aumentar votação no distrito
    15 de Maio, 2025
    Professores e educadores declaram apoio à CDU em Castelo Branco
    15 de Maio, 2025
    “Porque Hoje é Domingo” recebeu João Esgalhado
    14 de Maio, 2025
    Pedro Reis espera que domingo seja um dia “de clarificação”
    13 de Maio, 2025
    “O governo da AD falhou com o interior”
    12 de Maio, 2025
  • Sociedade
    SociedadeMostrar mais
    Sabores de Perdição regressa a Castelo Branco com grandes concertos
    17 de Maio, 2025
    Corte de trânsito no Fundão
    17 de Maio, 2025
    Castelo Branco recebe 1.º Encontro Ibérico de Compostagem Descentralizada
    16 de Maio, 2025
    Ass. de Hotelaria e ASAE esclarecem empresários de Castelo Branco
    16 de Maio, 2025
    Penamacor distingue Armando Martins no dia do concelho
    16 de Maio, 2025
  • Cultura
    CulturaMostrar mais
    Fundão: “Sementes de Eugénio” n´A Moagem
    16 de Maio, 2025
    Novo projeto da Banda da Covilhã leva música às IPSS’s
    16 de Maio, 2025
    CISMA celebrou quarto aniversário
    15 de Maio, 2025
    “Babel” no CCR
    15 de Maio, 2025
    Orca celebra centenário de António Morão
    15 de Maio, 2025
  • Desporto
    DesportoMostrar mais
    Playoffs: Braga vence no Fundão com golo ao cair do pano
    17 de Maio, 2025
    Corte de trânsito no Fundão
    17 de Maio, 2025
    Futsal: ADF – SP Braga em direto na RCB
    16 de Maio, 2025
    𝗔𝗙𝗖𝗕: 𝟭𝟬𝟬 % de aproveitamento com 𝟮𝟳 clubes certificados 2024-25
    16 de Maio, 2025
    Castelo Branco: Festa do Futebol e Ténis 2025 um sucesso
    16 de Maio, 2025
Pesquisar
Rádio
  • História
  • Instalações
  • Colaboradores
  • Orgãos e Gestão
  • Estatuto Editorial
  • Cooperantes
Categorias
  • Política
  • Sociedade
  • Cultura
  • Desporto
  • Programacão
  • Arquivo
Emissão
  • Ouvir emissão
  • Discos Pedidos
  • Programacão
  • Termos e Condições
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
© 2025 — Rádio Cova da Beira Todos direitos reservados. Powered by onesoft
Leitura: Prémio CEI distingue investigadora da UBI
Partilhar
Entrar
Notificações Mostrar mais
Font ResizerAa
Emissão
Rádio Cova da BeiraRádio Cova da Beira
Emissão
Font ResizerAa
  • Política
  • Sociedade
  • Cultura
  • Desporto
  • Região
  • Eventos
  • Educação
Pesquisar
  • Rádio Cova Da Beira
    • História
    • Instalações
    • Colaboradores
    • Orgãos e Gestão
    • Estatuto Editorial
    • Cooperantes
  • Categorias
    • Política
    • Sociedade
    • Cultura
    • Desporto
A minha conta Entrar
Acompanhe-nos
© 2025 — Rádio Cova da Beira Todos direitos reservados. Powered by onesoft
Rádio Cova da Beira > Notícias > Educação > Prémio CEI distingue investigadora da UBI
EducaçãoEventosRegiãoSociedade

Prémio CEI distingue investigadora da UBI

Paulo Pinheiro
Paulo Pinheiro
Publicado: 13 de Outubro, 2023
Partilhar
8 Min leitura
Partilhar

Os Prémios CEI-IIT 2023 são entregues a Márcia Silva (UBI) e João Alves, Elisete Diogo (IPP). A sessão está agendada para quinta-feira, 19 de outubro, na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço (BMEL), na Guarda.

O Centro de Estudos Ibéricos (CEI) entrega o Prémio CEI – Investigação Inovação e Território – IIT 2023 a três investigadores portugueses.

João Emílio Alves, Elisete Diogo do Instituto Politécnico de Portalegre (IPP) e Márcia Silva, professora auxiliar convidada da Universidade da Beira Interior (UBI) foram os investigadores galardoados com o prestigiado prémio que distingue a Inovação e a Investigação

A cerimónia de entrega das distinções tem lugar na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço (BMEL), pelas 15h00.

Os projetos galardoados nesta edição foram: “Projeto Ir Além – A Inclusão Social de NPT – Nacionais de Países Terceiros- e o Desenvolvimento de Territórios de Baixa Densidade” de João Emílio Alves e Elisete Diogo, IPP; e “Empreendedorismo feminino no turismo em territórios de baixa densidade: o caso das Beiras e Serra da Estrela” – Márcia Silva, UBI. Ambos serão apresentados nesta sessão pública, na BMEL, pelos investigadores.

Recorde-se que este galardão apoia trabalhos, projetos de investigação e outras iniciativas que revistam uma dimensão inovadora, contribuam para divulgar estudos, experiências e boas práticas que concorram para reforçar a coesão, a cooperação e a competitividade dos territórios fronteiriços e de baixa densidade. 

O prémio corresponde a um valor pecuniário de 1.750 euros, por projeto.

Projetos distinguidos – 2023

Projeto Ir Além – A Inclusão Social de NPT (Nacionais de Países Terceiros) e o Desenvolvimento de Territórios de Baixa Densidade – João Emílio Alves (Docente no Instituto Politécnico de Portalegre)

No quadro da sociedade globalizada surgem os desafios do desenvolvimento, como complexos e multidimensionais, particularmente a desigualdade territorial que marca os designados Territórios de Baixa Densidade (TBD). Outro desafio crescente centra-se na gestão dos fluxos migratórios, no respeito pelos direitos fundamentais dos cidadãos e no interesse do local de destino. Importa compreender o potencial da migração para a atração e enraizamento de imigrantes, bem como o impacto nessas regiões. Com vista a contribuir para a escassez de conhecimento científico desenha-se o projeto “Ir Além – A Inclusão Social de NPT (Nacionais de Países Terceiros) e o Desenvolvimento de Territórios de Baixa Densidade” https://gii.ipportalegre.pt/projetos-em-curso/, 2020 – 2022, promovido pelo Politécnico de Portalegre, cofinanciado pelo Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração (FAMI), tendo sido prorrogado até dezembro de 2023.

O projeto, constituído por uma equipa multidisciplinar, visa analisar a relação entre as práticas de inclusão social de imigrantes nacionais de países terceiros (NPT) e o desenvolvimento de TBD, contribuindo para a implementação de políticas públicas no âmbito do asilo, proteção e migração. Metodologicamente, o Ir Além assenta em 5 componentes: a primeira centrada em quatro estudos de investigação empírica com abordagem exploratória marcadamente qualitativa tendo por base entrevistas semiestruturadas envolvendo o discurso de 23 participantes, profissionais e imigrantes; 3 componentes de sensibilização e capacitação de profissionais que atuam em serviços de acolhimento, integração e acompanhamento a imigrantes, incluindo a crianças; e um evento internacional de partilha de práticas e políticas inspiradoras.

A emergência e a divulgação dos outputs do projeto ocorrem sob um conjunto de formatos, com um retorno muito positivo, identificando-se, à data: 725 beneficiários, resultado de 25 sessões de formação e sensibilização; 250 participantes na conferência internacional; Lançamento de dois livros multi-autor; publicação de artigos empíricos em revistas científicas; comunicações em diversos eventos.

Os resultados preliminares dos estudos científicos têm sido partilhados, relevando a importância do papel dos técnicos sociais na integração e inclusão social dos imigrantes no destino, e o impacto multidimensional dos imigrantes nos territórios.

As conclusões centram-se em recomendações para a prática profissional e para as políticas públicas, de imigração e de desenvolvimento local.

Empreendedorismo feminino no turismo em territórios de baixa densidade: o caso das Beiras e Serra da Estrela – Márcia Patrícia Barbosa da Silva (Professora Auxiliar Convidada Universidade da Beira Interior)

O empreendedorismo na atividade turística em territórios de baixa densidade tem vindo a ser promovido como uma oportunidade para se combater o envelhecimento demográfico e o declínio económico, considerados como as principais causas do despovoamento e abandono dos jovens, particularmente de mulheres. O empreendedorismo nestes territórios tem permitido reter população, particularmente de mulheres que encontram no turismo uma oportunidade para a criação de emprego, mas também para fixar novos residentes e assim fortalecer a economia e a atratividade dos territórios. Ainda que o aumento do empreendedorismo feminino seja encarado como uma realidade e uma oportunidade para estes territórios, pouca ou nenhuma atenção tem sido conferida para compreender as motivações e os desafios que estão na base do empreendedorismo feminino na atividade turística. Se nos voltarmos particularmente para o empreendedorismo em alojamentos de turismo rural, vários estudos demonstram que é uma atividade predominantemente feminina e bastante heterogénea em relação às suas trajetórias de vida, motivações, experiências e expectativas. Face a esta heterogeneidade, o presente estudo tem como objetivo estudar as motivações para o empreendedorismo feminino em unidades de alojamento de turismo rural nas Beiras e Serra da Estrela através da análise das trajetórias de vida, experiências e expectativas. Concomitantemente, almeja-se melhorar e promover o conhecimento sobre empreendedorismo feminino no turismo rural, identificar o perfil das mulheres empreendedoras em unidades de alojamento turístico no espaço rural das Beiras e Serra da Estrela, apresentar uma visão abrangente das motivações intrínsecas à decisão de empreender na atividade turística e orientar futuras políticas e mecanismos que visem a promoção do empreendedorismo feminino na atividade turística, enquanto estratégia de desenvolvimento sustentável e de coesão social e territorial. A metodologia adotada é de cariz qualitativa, tendo como técnica principal a realização de entrevistas semiestruturadas a mulheres empreendedoras em alojamento de turismo rural nas Beiras e Serra da Estrela. Atendendo que na Europa e particularmente em Portugal são escassos os estudos que destacam o papel da mulher empreendedora na atividade turística no reforço da coesão e competitividade no interior do país é neste âmbito que se encontra a inovação do estudo.

CMF entrega lotes a 20 empresas
Associativismo: Três colectividades fazem hoje anos e CCD APA sem candidatos
Abrigos vão ser substituídos
Entrevista com David Almeida e João Sá Pinho
Trail: Hugo Alves e Amaro Teixeira batem recorde pessoal no Backyard Ultra World
TAGGED:CEIguarda

Subscrever Newsletter

Receba as últimas notícias de última hora diretamente na sua caixa de entrada.
Eu li e concordo com os termos e condições
Ao subscrever, concorda com os nossos Termos e Condições e reconhece as práticas de dados na nossa Política de Privacidade. Pode cancelar a sua inscrição a qualquer momento.
Partilhar o artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copiar Link Imprimir
Artigo anterior “Em Trânsito” desafia novos públicos em novos lugares
Próximo artigo Este sábado há “Flagrante Direto” na Rádio Cova da Beira!

Acompanhe-nos

FacebookGostar
XSeguir
InstagramSeguir
YoutubeSubscrever
Mutualista Covilhanse
Inature
Beira Tools
auto nevcar
beira labor
Funda Buildings
Centro Comunitário das Lameiras
CONSTROBI
Município Castelo Branco
cm penamacor

Ad imageAd image
Ad imageAd image

Últimas notícias

Ana Palmeira de Oliveira no «Porque hoje é Domingo» — 18 de maio
Atualidade
17 de Maio, 2025
Beiras Air Show faz Castelo Branco levantar voo rumo ao futuro da aviação
Atualidade Eventos
17 de Maio, 2025
“Encontro” — Domingo, das 10h às 11h
Atualidade
16 de Maio, 2025
Sabores de Perdição regressa a Castelo Branco com grandes concertos
Eventos Sociedade
17 de Maio, 2025

R.C.B.- Rádio Cova da Beira, Cooperativa de Responsabilidade Limitada

 

Entre a Beira e o Mundo

  • História
  • Instalações
  • Colaboradores
  • Orgãos e Gestão
  • Estatuto Editorial
  • Cooperantes
  • Política
  • Sociedade
  • Cultura
  • Desporto
  • Programacão
  • Arquivo

Newsletter

Subscreva a newsletter para receber as notícias mais recentes


Eu li e concordo com os  termos e condições
Rádio Cova da BeiraRádio Cova da Beira
Acompanhe-nos
© 2025 — Rádio Cova da Beira Todos direitos reservados. Powered by onesoft
  • Início
  • Termos e Condições
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Contactos
rcb Rádio Cova da Beira rcb Rádio Cova da Beira
Bem-vindo!

Olá, para continuar a ler os nossos conteúdos exclusivos e aceder a serviços pensados para si, faça login.

Username or Email Address
Password

Esqueceu-se da palavra-passe?