Ana Isabel Henriques, mestranda em Gestão de Unidades de Saúde pela Universidade da Beira Interior (UBI), é a vencedora da terceira edição do Prémio de Mérito Duarte Simões, atribuído pelo Rotary Club da Covilhã. A dissertação premiada, analisa os benefícios do exercício físico e cognitivo em idosos.
“Contributos do Exercício Físico para a Qualidade de Vida da Pessoa Idosa”, de Ana Isabel Henriques, foi reconhecido pelo júri como um trabalho de extrema relevância para a sociedade, alinhado com os princípios de educação e ação social promovidos pelo Rotary Club da Covilhã (RCC).
O estudo centrou-se na análise dos benefícios do exercício físico e cognitivo na perceção da qualidade de vida dos idosos que frequentam o Programa Memo-Move, no Fundão.
A investigação, de caráter qualitativo e exploratório, envolveu uma amostra de 22 idosos, tendo como base entrevistas semiestruturadas.
De acordo com a instituição, os resultados evidenciaram melhorias no bem-estar físico e cognitivo, equilíbrio emocional e socialização, bem como o impacto positivo das relações interpessoais e do suporte emocional.
O trabalho premiado teve a orientação do docente da UBI João Leitão.
Além da distinção atribuída a Ana Isabel Henriques, o júri concedeu duas menções honrosas: a Ricardo Carreira, estudante de mestrado em Bioquímica, e a Salomé Santos, do mestrado em psicologia clínica e da saúde.
A cerimónia de entrega do prémio tem lugar no próximo dia 26 de fevereiro.
Criado para homenagear Duarte Cordeiro de Almeida Simões, o galardão distingue anualmente trabalhos académicos de elevado mérito, reforçando o papel da educação e da formação no desenvolvimento da sociedade.