A Universidade da Beira Interior (UBI), em parceria com o Banco Santander, atribuiu o Prémio Jovem Investigador, no valor de cinco mil euros, à cientista da UBI, Ângela Sousa. O galardão distingue o trabalho que propõe estudar uma forma inovadora de tratamento do cancro do pulmão.
A investigação premiada sugere um tratamento que evite o recurso à quimioterapia e os seus efeitos negativos, com outras vantagens como a redução dos custos para o sistema de saúde. A investigadora do Centro de Investigação em Ciências da Saúde, Ângela Sousa, explicou, durante a entrega do prémio, que se pretende desenvolver “um nanodispositivo inovador e multifuncional para a terapia” acrescentando que que “estão envolvidos no estudo vários elementos da UBI e três colaborações, duas nacionais e outra internacional”.
Para Ângela Sousa o prémio “é uma oportunidade para dar início ao trabalho proposto”, agradecendo por isso a iniciativa que os “levou a pensar em novas ideias”, sendo também “uma boa forma de dar início a projetos muito interessantes, que certamente irão ter oportunidades de alcançar grandes resultados”, refere a cientista, citada em comunicado.
Ângela Sousa, diplomada pela UBI, tem uma trajetória de relevância em termos de investigação e dinâmica de promoção da ciência. Participa em estudos inovadores e tem tido uma presença constante em colaborações com entidades científicas e empresariais, nacionais e estrangeiras.
O Prémio Jovem Investigador foi criado para reconhecer o mérito de cientistas da UBI que se distingam pela excelência da sua atividade através da apresentação de projetos interdisciplinares que contribuam para o desenvolvimento sustentável e o bem-estar humano. Para a edição deste ano concorreram ao todo sete investigadores, em áreas muito distintas e “de elevadíssima qualidade”, revela ainda a Vice-Reitora para a área da Investigação, Sílvia Socorro.
Na cerimónia estiveram ainda o reitor da UBI, Mário Raposo e um representante do Banco Santander, além de elementos da equipa do projeto, vice e pró-reitores da UBI, entre outros responsáveis da academia.