Proença-a-Nova é a mais recente Estação Náutica certificada no país. Com esta nova entrada, o Centro de Portugal passa a contar com 14 estruturas do género e lidera o turismo náutico nacional, concentrando um terço das estações existentes em todo o país.
Proença-a-Nova acaba de ser oficialmente certificada como Estação Náutica, tornando-se a 14.ª da região — e ajudando a consolidar o Centro de Portugal como líder nacional neste segmento, com um terço das 42 estações de todo o país.
A certificação foi atribuída durante o quarto Encontro da Rede das Estações Náuticas de Portugal, que decorreu em Odemira nos dias 3 e 4 de abril.
As Estações Náuticas fazem parte de uma rede nacional de oferta turística, que aposta na valorização integrada dos recursos náuticos. A oferta vai além das atividades aquáticas, integrando também alojamento, restauração, animação turística e experiências culturais e ambientais.
No interior do Centro de Portugal, já estão certificadas as estações do Alto Côa/Sabugal, Castelo do Bode, Pedrógão Grande, Oleiros, Penamacor, São Pedro do Sul e agora Proença-a-Nova. O que, de acordo com a diretora da área de estruturação, planeamento e promoção turística do Turismo Centro de Portugal, Sílvia Ribau, “representa um passo importante na valorização dos recursos náuticos, particularmente do interior”.
Às estações do interior juntam-se as do litoral: em Aveiro, Estarreja, Ílhavo, Murtosa, Oeste, Ovar e Vagos.
A Rede das Estações Náuticas de Portugal é uma iniciativa do projeto Portugal Náutico, promovido pela Associação Empresarial de Portugal e o Fórum Oceano, com o objetivo de estruturar o turismo náutico como pilar de desenvolvimento sustentável.