Natural de Proença-a-Nova, Nuno da Silva venceu a medalha de prata no Campeonato Mundial de Stick-fighting, ou seja em combate com bastão, realizado em Wrockaw, na Polónia, entre os dias 1 e 4 de agosto.
Nuno da Silva fez parte da seleção nacional que participou nesta competição com um total de 10 atletas e que no total conseguiu quinze medalhas (seis de ouro, sete de prata e duas de bronze) em diversas categorias, tanto de peso como de idade.
Um desporto que tem estado a crescer de forma significativa em Portugal e do qual a seleção nacional passa de apenas um título mundial até agora para quinze medalhas neste que é o quinto mundial da modalidade até ao momento.
O atleta mencionou a falta de apoios e condições depois desta conquista: “Nós é que pagámos tudo por nossa conta. Treinamos arduamente e participamos nestas competições para que não se perca esta tradição do jogo do pau. Fazemos por gosto”. O executivo do município de Proença-a-Nova aprovou a distinção de voto de louvor para homenagear esta conquista.
Importa referir que este desporto tem origem na única arte marcial portuguesa, o Jogo do Pau, que remonta já ao século XV, no reinado de D. Duarte, sendo que era na altura utilizada “como forma de evitar lesões graves ou até a morte dos combatentes do reino”.