O Sindicato dos Professores da Região Centro vai realizar, até final do mês de fevereiro, três plenários de professores, em diferentes escolas do distrito de Castelo Branco. A primeira sessão está agendada para as 9h30 desta sexta-feira, na Escola Secundária Frei Heitor Pinto, na Covilhã.
De acordo com o sindicato dos professores, serão debatidos nestes plenários “os assuntos que têm estado em cima da mesa nas reuniões que estão a decorrer entre a FENPROF e os partidos políticos”.
É o caso da recuperação do tempo de serviço, anulação de constrangimentos como vagas e quotas; a antecipação da idade da aposentação; o combate à precariedade e a exigência de melhores condições de trabalho, com vista à valorização da profissão e ao seu rejuvenescimento.
Nas sessões, realizadas em tempo de pré-campanha eleitoral, também vai ser debatida a importância do reforço dos serviços públicos e a “urgência” do aumento do PIB da educação para os 6%, “valor recomendado internacionalmente”, aponta a estrutura sindical. Em discussão vai estar ainda a legislação sobre concursos e recrutamento de docentes.
Para além disso, o sindicato dos professores vai proceder à recolha de assinaturas em quatro petições, que serão entregues à Assembleia da República eleita a 10 de março, assim que os deputados iniciem funções.
O primeiro plenário é realizado esta sexta-feira na Escola Secundária Frei Heitor Pinto, na Covilhã. Os próximos estão já agendados para os dias 19 de fevereiro, na Escola Secundária Amanto Lusitano, em Castelo Branco, e 21 de fevereiro na Escola Secundária do Fundão.