A Escola Secundária Amato Lusitano, em Castelo Branco, acolhe no próximo dia 25 de setembro, às 9h00, um plenário distrital de professores, para discutir os “velhos problemas” da classe docente, sobretudo a recuperação do tempo de serviço. O encontro, promovido pelo o Sindicato dos Professores da Região Centro de Portugal (SPRC), integra uma quinzena de plenários organizada pela FENPROF.
Entre os problemas em debate, o Sindicato dos Professores da Região Centro de Portugal (SPRC) destaca a falta de professores, um desafio que “marcou o arranque do ano lectivo” e que tem sido “disfarçado com sobrecarga horária e antecipação das contratações”, muitas vezes de profissionais sem formação adequada.
Será também discutida a falta de profissionais não docentes, as dificuldades na implementação da digitalização nas escolas e a degradação das infraestruturas escolares.
O sindicato critica as soluções do governo, que considera insuficientes, sobretudo na recuperação de docentes que abandonaram a profissão.
A recuperação do tempo de serviço, reivindicação central do sindicato, é um dos temas principais do plenário do próximo dia 25 de setembro.