O projecto “Pav OK”, desenvolvido pelos docentes Bertha Santos e Pedro Almeida do departamento de engenharia civil e arquitectura e Paulo Fazendeiro, do departamento de informática, alcançou o segundo lugar no prémio de inovação da rede Unita. A ideia propõe um sistema inovador de diagnóstico para pisos rodoviários e aeroportuários.
De acordo com a UBI trata-se de uma abordagem “tecnológica, inovadora e de baixo custo para a recolha e processamento digital e inteligente de dados relativos ao estado da superfície de pavimentos rodoviários e aeroportuários”. A ideia pretende “ultrapassar as limitações dos métodos tradicionais e apoiar o diagnóstico da qualidade e a gestão de pavimentos com recurso a novas tecnologias e ao potencial da inteligência artificial”.
A competição foi disputada por 16 projectos, de diversas áreas como desporto, energias renováveis e línguas, provenientes de seis universidades que integra a rede Unita. A iniciativa, que termina este ano, teve um financiamento de dois milhões de euros, destinados a criar um ambiente propício para o aparecimento de uma agenda partilhada de investigação e inovação dentro da rede que integra seis universidades da Europa.