O projecto de mobilidade urbana sustentável que está a ser desenvolvido pela câmara do Fundão e pela rede das aldeias históricas de Portugal em Castelo Novo foi distinguido como uma das três melhores iniciativas a nível mundial pelos “BGTW International Tourism Awards”.
A iniciativa, que envolve também a “Renault Portugal”, disponibiliza um pioneiro serviço gratuito de mobilidade sustentável, que coloca ao dispor de turistas, residentes e profissionais uma frota de cinco viaturas eléctricas, a partir da aldeia histórica de Castelo Novo ou das estações ferroviárias de Castelo Novo, Alpedrinha e Fundão.
Em comunicado, o município refere que este reconhecimento “destaca a relevância deste projeto como exemplo de boas práticas em sustentabilidade e inclusão, aliando a proteção ambiental ao desenvolvimento das comunidades locais”.
De acordo com o vice presidente da câmara do Fundão, “este projecto foi desenhado com o objectivo de promover a sustentabilidade ambiental e a inovação na área da mobilidade. Pretende contribuir para a neutralidade carbónica da aldeia garantindo uma resposta eléctrica gratuita, através de cinco viaturas para utilização quer de turistas quer de residentes”.
Miguel Gavinhos acrescenta que “o município assume o compromisso de cumprir no plano local os objectivos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas também na área da mobilidade e este reconhecimento ganha ainda maior destaque quando é atribuído a um projecto de mobilidade num território de baixa densidade, o que vem valorizar em grande medida o esforço percorrido na procura de soluções inovadoras para a dinamização do turismo sustentável e de promoção da aldeia histórica”.
Os BGTW International Tourism Awards são promovidos pela associação britânica de escritores de viagens, em parceria com o departamento de turismo das Ilhas Caimão.