O projecto “Academia de Código Júnior” implementado pelo município do Fundão, foi distinguido com o selo “Uma Ação INCoDe.2030”. A iniciativa, corporizada num logótipo digital, distingue “as acções e as iniciativas que, pelo seu mérito e resultados, contribuem de forma efetiva para a promoção da literacia e competências digitais a nível nacional, mobilizando pessoas, empresas, academia e sociedade em geral em torno dos objetivos e metas deste programa” refere o município em comunicado.
A “Academia de Código Júnior” foi um projecto implementado, desde 2016, em todas as escolas básicas do 1º e 2º ciclos do concelho do Fundão e tem como objectivos principais “a promoção do raciocínio lógico e estratégias de resolução de problemas, desenvolver a criatividade, promover o espírito crítico, reflexivo e o pensamento computacional”.
As aulas são lecionadas por técnicos da autarquia, após um processo de formação técnica e pedagógica, em estreita articulação com os professores titulares e em horário letivo. Actualmente o projeto abrange cerca de 1.100 alunos, 55 professores titulares e dez técnicos da câmara municipal do Fundão.