Conhecer a aldeia histórica de Idanha-a-Velha desde a antiguidade através de realidade virtual, é uma das propostas do projeto “iDanha”, que vai ser desenvolvido naquela localidade por investigadores do Centro de Estudos Interdisciplinares da Universidade de Coimbra.
“iDanha. Novos links, novas leituras históricas criativas” é um projeto interdisciplinar que se propõem a criar aplicações digitais para dar a conhecer a história de Idanha-a-Velha, no concelho de Idanha-a-Nova.
De acordo com a autarquia, a proposta passa ainda por uma “aposta inovadora” no turismo e cultura locais, prevendo-se a produção de um documentário com a história da cidade antiga e a realização de uma festa comunitária na aldeia histórica.
Trata-se de um projeto liderado pela Universidade de Coimbra, através do Centro de Estudos Interdisciplinares, e cuja responsabilidade recai sobre Pedro Carvalho, professor de arqueologia na Faculdade de Letras daquela instituição.
Com os resultados do “iDanha”, nomeadamente através do documentário a ser produzido, pretende-se mostrar o alcance da investigação interdisciplinar aplicada e o seu valor estratégico em termos de desenvolvimento do projeto.
Vencedor da edição 2023 do Programa Promove, iniciativa da Fundação “la Caixa” em colaboração com o BPI, a investigação conta ainda com a parceria da Universidade Nova de Lisboa, o município de Idanha-a-Nova e a Liga dos Amigos da Freguesia de Idanha-a-Velha, sendo desenvolvido em “estreita articulação” com as comunidades locais, agentes económicos e culturais.