Dois investigadores da Universidade da Beira Interior (UBI) viram os seus projetos selecionados para receber financiamento do programa RESTART, promovido pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). Cada projeto vai receber cerca de 50 mil euros.
Submetido pelo docente e investigador em Ciências do Desporto, Ciências da Saúde e Desenvolvimento Humano, Henrique Pereira, o projeto que pretende estudar a saúde ocupacional, riscos psicossociais e fatores de prevenção na comunidade portuguesa LGBTQIA+, foi um dos sete projetos financiados pelo RESTART, num total de 33 avaliados neste painel.
Também a investigadora em Ciências da Saúde, Ângela Sousa, obteve financiamento para desenvolver um estudo inovador contra o cancro cervical. O projeto foi o quinto classificado do Painel “Ciências da Vida e Saúde”, tendo sido um dos nove projetos financiados.
O programa de financiamento RESTART visa apoiar o desenvolvimento de ideias originais e inovadoras de investigadores que tenham beneficiado recentemente de licença parental.
Nesta primeira edição foram avaliadas 143 candidaturas, tendo sido aprovados para financiamento 30 projetos.