O grupo parlamentar do PSD apresentou na Assembleia da República um voto de congratulação ao município do Fundão pelo prémio “Capitais Europeias da Inclusão e da Diversidade 2023”, atribuído pela Comissão Europeia.
De acordo com os social democratas este prémio vem reconhecer “o trabalho exemplar e pioneiro” do Fundão “na promoção da igualdade e da não discriminação, valores essenciais consagrados na constituição da República Portuguesa e na carta dos direitos fundamentais da União Europeia”.
Salientar que o Fundão, único município português premiado, ganhou o prémio de bronze na categoria de autoridades locais com menos de 50 mil habitantes e tem em curso “várias iniciativas muito importantes para a integração de imigrantes, nomeadamente, a implementação do plano municipal para integração de migrantes e o centro para as migrações. Instrumentos que servem o desenvolvimento de políticas assentes na tolerância e na igualdade que pretendem um acolhimento e integração dignificantes” refere o PSD neste voto de congratulação.
Este é um prémio que reconhece o trabalho realizado por cidades, vilas ou regiões da União Europeia para promover a inclusão e criar sociedades livres de discriminação. O concurso é uma oportunidade para as autoridades locais mostrarem políticas e iniciativas que permitem criar espaços mais diversificados e inclusivos para os seus cidadãos.